A Câmara Municipal de Vitória aprovou na quarta-feira (05/06), o Projeto de Lei n° 302/2023, que cria o Programa Ilha do Mel em Vitória. Trata-se de divulgar e incentivar a criação de abelhas nativas sem ferrão, que são de ocorrência natural no município.

O Projeto prevê a criação dessas abelhas em áreas públicas e privadas, mediante autorização da Administração Municipal e ou termo cooperação entre as partes.

Os meliponários (locais onde as abelhas são criadas) poderão ser instalados em residências, empresas, escolas, hortas comunitárias e outros locais públicos, como parques, praças e demais áreas verdes de Vitória.

Segundo o autor do Projeto de Lei, vereador Leonardo Monjardim, a proposta foi discutida com os meliponicultores (especialistas na criação de abelhas) para “implantar uma política com um olhar aprimorado para esta atividade no município.”

O vereador ressaltou que algumas das 200 mil árvores que farão parte do Projeto de plantio do Executivo serão de espécies que ajudarão na polinização realizada pelas abelhas. “Além disso, o Projeto prevê a criação de espaços de orientação aos estudantes, como o do parque Barreiros e agora também no Parque Barão de Monjardim, em Santa Cecília”, afirmou.

“Sabemos da importância das abelhas para nosso ecossistema. Estudos apontam que 73% dos alimentos no mundo são resultados da polinização realizada pelas abelhas”, destacou o vereador.

Projeto de Lei n° 302/2023, processo n° 15496/2023

Autor: Leonardo Monjardim

Ementa: Dispõe sobre a criação do Programa Ilha do Mel no Município de Vitória e dá outras providências.

APROVADO COM EMENDA

Texto: Fátima Pittella

Imagem: Hélio Gualberto e Will Morais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *